segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Busca por um novo emprego no Japão

Depois de anos se dedicando a longas jornadas de trabalho no Japão, muitos brasileiros já devem conviver com o que os japoneses chamam de ¨Utsu Byou¨, ou simplesmente, depressão. Segundo o informe publicado do site do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem Estar Social, o excesso de trabalho e preocupação contínua também são fatores que causam essa doença.  Qualquer pessoa pode sofrer desse mal, no entanto os mais vulneráveis são as pessoas  que se esforçam para mostrar que são responsáveis, certinhas e dedicadas, o tal ¨majime¨,  muito valorizado na sociedade japonesa.
Para combater o ¨Utsu Byou¨ , o material do ministério orienta as pessoas a aliviarem o stress, em primeiro lugar, realizando uma atividade que goste de fazer. Quanto aos problemas, liste as possíveis soluções, converse com outras pessoas, e faça a escolha. Em caso de acidentes, falhas, erros, procure sempre alguém para desabafar e melhorar o que está sentindo.
De acordo com especialistas, a pessoa com ¨Utsu Byou¨  sente-se triste, angustiado ou com uma sensação de vazio, não tem mais prazer em atividades que antes eram prazerosas,  tem a tendência de afastar-se de amigos ou pessoas, sente cansaço e perda de energia, sente-se desesperançoso, desamparado, solitário, inútil, entre outros sentimentos negativos.
Quem foi dispensado da empresa nos últimos meses e está em busca de um novo emprego, deve prestar atenção a esses sintomas. Especialistas afirmam que o resgate da alegria e do prazer é muito importante  para que a pessoa consiga avançar e conquistar uma nova vaga de trabalho. Afinal, ninguém gosta de ficar ao lado de alguém triste, não é mesmo !?
Para os brasileiros, aqui no Japão,  a Linha de Apoio ao Latino (0120 - 66 - 2488) conta com pessoas treinadas para ouvir e dar orientações se for preciso. O atendimento em português é de quarta-feira, das 10h às 21h e aos sábados, das 12h às 21h. O serviço é gratuito e não é preciso se identificar. Para quem não tem problema com o idioma japonês, o site do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem Estar Social tem mais informações a respeito do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário