quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Emprego no Japão só melhora em 2011

A previsão é da Hello Work que ainda não identificou sinais claros de recuperação
 
Apesar de o pico de consultas de emprego na Hello Work de Hamamatsu, província de Shizuoka, já ter passado, pairam dúvidas sobre a recuperação do mercado de trabalho do Japão. A avaliação é de Akihiko Sugiyama, responsável pelo Setor de Atendimento a Estrangeiros do órgão. “Ainda não sabemos como o mercado de trabalho vai reagir. Mas vejo nos jornais que só no próximo ano poderá haver bons sinais”, explica. “Alguns setores avançaram, mas outros continuam estagnados. A Toyota, em Aichi, por exemplo, pode apresentar melhora, por causa dos carros híbridos”. Segundo Sugiyama, a procura por emprego continua maior do que a oferta, mesmo no setor de alimentos, pois muitos perderam suas vagas. “Ir embora ou ficar? Não sei qual a melhor opção porque essa deve ser uma
decisão pessoal”, afirma. “Mas, se for ficar no Japão, o melhor é aprender o idioma, pois há mais chances para as contratações diretas. E as empreiteiras continuam contratando apenas como serviço temporário.”
O relatório da Hello Work da cidade mostra que, a partir do início de 2009, as consultas sobre trabalho foram aumentando, com pico em abril. Porém, a partir do segundo semestre, começaram a cair, pois muitos mudaram-se ou deixaram o Japão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário